Presidente estadual do PSDB e ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra confirmou que vai ser candidato a deputado federal em outubro. Em entrevista exclusiva ao Diário, o tucano pôs fim às dúvidas sobre seu futuro político. Ele descartou a possibilidade de concorrer ao governo do Estado neste ano, conforme se especulava após seu nome figurar nas pesquisas de intenção de voto.
“Ouvindo muito as nossas bases, um chamamento partidário dentro desse processo de reestruturação do PSDB e também de necessidade de aumentar o protagonismo político do (Grande) ABC – inclusive a nossa pré-candidatura a governador cumpriu esse papel –, eu me coloco, a partir de hoje, à disposição do PSDB para ser pré-candidato a deputado federal”, declarou Paulo Serra.
Segundo o tucano, a decisão pela disputa de uma das 70 cadeiras de São Paulo na Câmara Federal foi tomada após escuta atenta da população de Santo André – município que ele governou por oito anos, de 2017 a 2024, e cuja administração entregou com aprovação popular de 80,1%.
“Talvez a gota d’água tenha sido andar as ruas da cidade. Foi meu principal combustível. Ouvi de muitas pessoas: ‘Sai a deputado; a gente não tem, Santo André precisa. Não é só questão de emenda. Emenda é importante, mas é questão de posicionamento, de protagonismo político, de defender as nossas bandeiras, defender as nossas convicções’”, detalhou Paulo Serra.
Santo André tem um deputado federal com domicílio eleitoral na cidade, mas ele não integra o grupo político do tucano: Fernando Marangoni (Podemos). Além do apelo popular, o andreense revelou que o processo de convencimento contou com os conselhos do deputado federal Aécio Neves, presidente nacional do PSDB.
“Como presidente estadual, entendi que é importante para o partido aumentar o número de deputados (federais). É o que mais conta. O PSDB hoje já não tem mais o mesmo tamanho e a mesma relevância que teve, do ponto de vista quantitativo. Numa conversa com o presidente nacional, ele me pediu, sugeriu, para que eu pensasse acerca de adiar o projeto de uma candidatura a governador”, detalhou o agora pré-candidato à Câmara.
Paulo Serra espera repetir o desempenho da mulher, Ana Carolina Serra (PSDB), eleita deputada estadual em 2022 com 198.698 sufrágios. “É o nosso ponto de partida. Setenta por cento dos votos dela foram aqui na cidade”, ilustrou, dizendo confiar na ajuda do prefeito Gilvan Ferreira (Cidadania) e de 20 vereadores e suplentes. “A gente espera muito essa gratidão. Que venha em apoio para a manutenção de um time político que a gente criou e colocou Santo André no caminho certo”, finalizou.
Sobre sonho de virar governado: ‘Não é um adeus, é um até breve’
Pré-candidato a deputado federal em outubro, Paulo Serra (PSDB) não desistiu do sonho de chegar ao Palácio dos Bandeirantes. Ele adiou os planos, segundo disse ao Diário: “Não é um adeus, é um até breve”. O tucano evitou falar sobre quem pretende apoiar para governador, mas a “tendência” é aderir à campanha de reeleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A tendência, até por uma questão de raia política, é aproximação com o governador. Agora, isso vai ser debatido internamente. Além do próprio PSDB, nós temos uma federação hoje aqui no Estado presidida pelo deputado (federal) Alex Manente, federação com o Cidadania. Não decido sozinho”, disse Paulo Serra. A resposta deve sair, no mais tardar, na semana que vem.
Apesar da opção pela pré-candidatura a deputado federal, Paulo Serra avaliou como positivo o período em que manteve seu nome a governador – em pesquisa divulgada em 11 de dezembro, chegou a figurar com 11,3% das intenções de votos, sua melhor marca. “Tive a oportunidade de rodar, pelo menos, oito grandes regiões do Estado e conhecer a fundo, estudar melhor, os problemas. Foi uma experiência muito válida em todos os aspectos”, analisou.
