A cidade de São Paulo bateu o recorde de menor temperatura máxima para um mês de junho em 30 anos nesta quinta-feira (25), com 13,4°C. O registro foi feito na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informou a Defesa Civil municipal. O recorde anterior aconteceu um dia antes, na quarta-feira (24), quando a menor máxima registrada na cidade foi de 13,5°C.
A Defesa Civil aponta que, de acordo com a série recente de observações do Inmet, antes disso o recorde para junho era de 13,8 °C, registrado em 13 de junho de 2004. “O cenário é resultado da atuação de uma intensa massa de ar frio sobre o Estado de São Paulo, que mantém as temperaturas baixas e favorece tardes excepcionalmente frias, especialmente na capital”, diz o órgão. Desde 28 de maio, a Defesa Civil mantém estado de atenção para baixas temperaturas.
