O anúncio das desistências de Kim Kataguiri (Missão) e Paulo Serra (PSDB) da disputa pelo governo de São Paulo acendeu o alerta na pré-campanha de Fernando Haddad (PT) sobre uma possível vitória do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já no primeiro turno.
A ida de Haddad para o segundo turno é considerada pelo PT como essencial para o sucesso da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A avaliação é de que é preciso garantir palanque a Lula no principal estado da federação para evitar uma vitória com ampla larga margem para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Apesar do cenário preocupante, a pré-campanha de Haddad considera as desistências como algo esperado. A leitura é de que ambas as pré-candidaturas eram frágeis e que tanto Kim como Serra querem ser deputados.
Os petistas ainda enxergam Tarcísio “jogando pesado” para evitar o segundo turno e acreditam que Paulo Serra, que é ex-prefeito de Santo André, tenha se seduzido com uma possível promessa de espaço para o PSDB no eventual segundo mandato de Tarcísio, além da ajuda do governador para a sua campanha à Câmara dos Deputados. Serra nega que tenha havido qualquer acordo do tipo.
