O Supremo Tribunal Federal negou um pedido de revisão apresentado por Rachel Sheherazade em sua ação contra o SBT. A decisão, de autoria do ministro André Mendonça, encerra de forma definitiva o processo em que a jornalista buscava reconhecimento de vínculo empregatício com a emissora e indenização de R$ 20 milhões. Com o desfecho, a vitória judicial fica com o grupo controlado pela família Abravanel.
A ação foi protocolada por Sheherazade em março de 2021. Nela, a apresentadora reivindicava o reconhecimento de uma relação de trabalho formal com o SBT entre os anos de 2011 e 2020, período em que atuou na emissora. A defesa sustentava que a forma de contratação utilizada não correspondia à real natureza da prestação de serviços.
Além da questão trabalhista, a ação também envolvia um episódio ocorrido durante a entrega do Troféu Imprensa, em 2017.
Na ocasião, segundo o conteúdo do processo, Silvio Santos teria afirmado que a contratação de Sheherazade se justificava por sua aparência e por sua voz, e não pela função de opinar, restringindo seu papel à leitura de notícias. A jornalista pedia que esse comportamento fosse formalmente reconhecido como discriminatório.
